sábado, 18 de fevereiro de 2012

É Preciso Perdoar

Às vezes, é muito difícil pedir perdão a alguém. Às vezes, também, é mais difícil até do que perdoar. Ainda às vezes, podemos até reconhecer o erro, mas nada é mais difícil do que expressar esse reconhecimento pedindo perdão. Perdoar não é nos submetermos àquilo que nos pode fazer mal, nem esquecer o que nos prejudicou. Não significa ser simplório, nem desconhecer o mundo. Pelo contrario, é pura sabedoria. É um ato de superação, de aprendermos a nos proteger sem ressentimento. De transformar o que aconteceu em experiência e crescimento. Quem já não sentiu, um dia, que a raiva que alimentamos por outra pessoa está envenenando nossa vida, consumindo uma energia que podemos empregar de modo mais produtivo? Que está nos fazendo mal? Chega uma hora em que nosso coração, nosso corpo, nossa mente, tudo nos diz que continuarmos carregando a mágoa está nos prejudicando demais. Que se insistimos, sem saber ao certo a razão, em manter aberta uma ferida que quer e precisa se fechar, em vez de deixar para trás o que já passou, continuamos a reviver a dor e a raiva como se tudo tivesse acabado de acontecer. Sofremos inutilmente e não progredimos.
O caso é que o ressentimento e a mágoa se dissolvem aos poucos. O amor permanece. Mesmo que a outra pessoa ainda não tenha ganhado a capacidade de perdoar, mesmo que ela rejeite você, e mesmo que isso doa, o seu gesto de alguma forma misteriosa e invisível, está transformando a outra pessoa e as pessoas ao seu redor. O seu gesto tem valor independente da resposta que receba. Perdoar é sublime. É o esquecimento das ofensas cometidas pelo nosso semelhante. Mas porque é tão difícil o perdão? Porque se não perdoarmos a nós mesmos nunca conseguiremos perdoar ao próximo. Essa é a questão fundamental. Perdoar significa reconhecer nossas falhas.
Um médico de Nova Iorque diz que 70% de seus pacientes revelam ressentimentos em seu histórico clínico. Segundo ele, o Perdão as ajudará na cura muito mais do que muitas pílulas.
Se você pensa, realmente, com seriedade, em auto-aperfeiçoamento, é melhor começar um trabalho de remoção de ressentimentos. Eis alguns passos práticos a dar:
1) Obrigue-se a realizar o que determinou, mesmo que isso lhe exija grande esforço para dominar o desânimo. Não é fácil revisar atitudes que se aprofundaram. Pode-se sentir inclinado a abandonar o esforço, porque a coisa lhe parecerá árdua, mas resista. No tempo devido sentirá que o ressentimento o deixa. Cristo reconheceu a dificuldade no aprendizado do perdão, pois ele disse para perdoar setenta vezes sete, se necessário. Literalmente, ele quis falar em 490 vezes. Antes de ter perdoado uma pessoa 490 vezes, você estará livre do ressentimento.
2) Lembre-se do mal que o ressentimento pode fazer, não a outra pessoa, mas a você, tornando-o até doente.
3) Lembre-se de que jamais será espiritualmente agraciado enquanto não perdoar. Isto é uma lei espiritual básica. Boa vontade não pode fluir para você, enquanto não fluir de você...
4) Pensar em perdoar não é o bastante. É preciso que chegue um momento específico em que você diga: "Com o auxílio de Deus eu perdôo AGORA." (Faça isso NESTE momento, diante de seu computador, e seja positivo).
5) Repita a oração do Pai-Nosso, colocando o nome daquele que o ofendeu: "Perdoa as minha ofensas assim como eu perdôo o ... (Pedro, por exemplo), pela ofensa que me fez."
6) Exercite a prece pela outra pessoa, pedindo bênçãos específicas para ela. Isto terá um espantoso efeito curativo sobre você e, talvez, sobre a outra pessoa. Abaixe sua cabeça diante do seu computador e faça isso AGORA, pois a ação é que coordena os resultados.
7) Fale bondosamente e com freqüência quanto possível, sobre a pessoa contra a qual seu antagonismo se levanta.
8) Escreva uma carta breve, de boa vontade. Não se ofenda se ela não for respondida. Você limpou seu próprio coração, e isso é o que realmente importa. Escreva a Carta AGORA, ao concluir esta leitura.
9) Peça a Cristo, agora, para efetuar uma transformação espiritual permanente em sua natureza, a fim de impedir futuras fendas. Peça um renascimento, do qual todas as tendências para o ressentimento tenham sido removidas. Deseje isso sinceramente, reze para obtê-lo, acredite que lhe será concedido, e que você terá o que pede. Quando nada tiver no seu coração contra ninguém, ficará surpreso ao ver que poder novo e que felicidade obteve.
Se conseguirmos entender esta mensagem e colocá-la em prática, conseguiremos perdoar e ser perdoados.

Top Gyn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá que bom que você me visitou.Espero que você tenha gostado. Deixe o seu comentário, ficarei muito feliz. Comentários agressivos não serão publicados. Espero que as orações postadas te ajude e te conforte de alguma forma.
Obrigada e volte sempre!